Dados sobre os bens culturais que foram roubados da Biblioteca Mário de Andrade no dia 07 de Dezembro de 2025 foram inseridos no Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos e encontram-se disponíveis ao público: Candido Portinari (Menino de Engenho) e Henri Matisse (Jazz).
Essas informações caracterizam as obras – como fotos, título, autoria, descrição e dimensões – e podem auxiliar em sua localização e recuperação, especialmente pela Receita Federal e Polícia Federal em retenções e apreensões em portos e aeroportos. Por isso a importância de seu conhecimento e máxima divulgação.
Atenção colecionadores, museus, negociantes, leiloeiros e público consumidor de obras de arte em geral: adotem precauções quanto ao envolvimento inadvertido com o crime de receptação de bens culturais roubados, fazendo checagens rotineiras nas bases de dados sobre bens procurados e atuando sempre com ética profissional.
Em caso de suspeita de origem ilícita de bens em circulação e, especialmente, da localização dos bens roubados na Biblioteca Mario de Andrade no dia 07/12/2025, entrem em contato com a Polícia Federal, Polícias Civis Estaduais, IBRAM e IPHAN.
Coordenação de Gestão de Riscos e Fiscalização Museal – COGEFIM
Departamento de Processos Museais – DPMUS
Instituto Brasileiros de Museus – IBRAM
