Com retorno de 998 fósseis, Governo do Ceará realiza maior repatriação cultural da história do Brasil

Publicado em 14/12/2023Governo do Estado do Ceará

O Governo do Ceará repatriou 998 fósseis exportados ilegalmente para a França. Totalizando 2 toneladas, o acervo datado entre 90 a 110 milhões de anos constituintes do período Cretáceo são provenientes da Chapada do Araripe, no Cariri. De acordo com a notícia, o diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allyson Pinheiro descreve que “Estamos falando da maior repatriação em volume de bens culturais brasileiros da história. Estamos vivendo um período muito especial, uma sequência de eventos raros, como o retorno do Ubirajara. Hoje é um dia muito importante e significativo”. Os fósseis serão destinados para o referido museu que realizará também exposições itinerantes.

Acessar a notícia: https://www.ceara.gov.br/2023/12/14/com-retorno-de-998-fosseis-governo-do-ceara-realiza-maior-repatriacao-cultural-da-historia-do-brasil/